Galeria Laguna: os 103 pontos no LEED Platinum, sistema por sistema
Em 2023, a Galeria Laguna teve confirmados 103 pontos no LEED Platinum, a maior pontuação LEED já registrada, segundo a Laguna.

Em junho de 2023, a Galeria Laguna, espaço da construtora na Avenida do Batel, 1713, em Curitiba, teve confirmados 103 pontos no LEED Platinum, certificação do US Green Building Council: a maior pontuação LEED já registrada, segundo a Laguna. Além do LEED e do WELL Platinum, o prédio foi desenhado para ser zero energia, zero carbono, zero água e zero resíduo.
"A Laguna está sempre buscando traduzir seus valores na experiência do cliente. O propósito da empresa é tornar as cidades mais belas e melhores para se viver. E esse é um marco que reflete o nosso propósito", disse Gabriel Raad, então diretor geral da Laguna.
Projetado para gastar pouco
A arquitetura é do Estúdio 41, e a consultoria de engenharia e sustentabilidade, da Petinelli. "Estamos falando de um projeto realmente especial. É um exemplo do que é possível, tecnicamente, quando um grupo de pessoas inspiradas decide fazer algo espetacular", disse Guido Petinelli, CEO da consultoria.
O prédio foi concebido para consumir o mínimo de energia e água. A primeira decisão foi o fechamento externo. "Foram utilizados sistemas de fechamento externo com policarbonato, que conduz menos calor e possibilita a entrada de luz natural", explicou Petinelli.
Os sistemas
- Ar-condicionado: sistema VRF, ligado à automação do prédio, que controla temperatura e umidade a partir de leituras em tempo real.
- Qualidade do ar: monitoramento e renovação automática. "Esse mecanismo avalia a quantidade de gás carbônico emitido no ambiente e, se necessário, aciona o sistema para reduzir esses níveis", disse Petinelli.
- Iluminação: toda em LED, com aproveitamento da luz natural. "Em boa parte do dia, a iluminação não é ligada, sendo acionada automaticamente apenas quando necessário."
- Energia: o sistema fotovoltaico no telhado gera cerca de 50 mil kWh por ano e, com o conjunto de soluções, cobre 100% da energia de operação.
- Água: metais e louças eficientes e um sistema de potabilização da água da chuva, que fornece 100% da água do prédio.
"Assim como a energia, a edificação também é autossuficiente em água. Isso resulta numa economia anual de quase R$ 120 mil", disse Petinelli.

No Batel, de bicicleta
O Batel é bem servido de transporte coletivo, e o prédio incentiva a bicicleta e o carro elétrico, com bicicletário para visitantes. Em 2025, a Galeria comprovou, com 12 meses de medição, a neutralidade em carbono, energia, água e resíduos, com as quatro certificações LEED Zero.
"Hoje, conseguimos traduzir para os clientes, em forma de experiência, os conceitos que aplicamos em nossos empreendimentos: conforto térmico e acústico, iluminação natural, pé-direito alto e arquitetura única", disse André Marin, então diretor de incorporação.
Para Guido Petinelli, a Galeria é um caso de "nó em pingo d'água": "Aquilo que é aparentemente impossível, até que alguém vai lá e faz. O melhor prédio da Laguna é aquele que ainda está por vir."
Mais sobre o espaço em Galeria Laguna.


